- Área: 233 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Lightstudies & BWA
-
Fabricantes: -, Lysaght
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada num subúrbio frondoso do norte de Canberra. Encontra-se rodeada por vegetação e com vistas para as copas das árvores desde o pátio posterior. O projeto responde ao desejo do cliente de privacidade invertida: um pátio central como foco principal, que atrai todas as vistas da residência, e uma fachada muito mais privada para a rua.
O planejamento interno dos espaços é organizado para utilizar o pátio como dispositivo de navegação e também como separador de funções públicas e privadas. O perímetro da casa no pátio é de vidro, o que permite vistas e luz profunda até o interior. Os ambientes são multifuncionais para proporcionar flexibilidade de uso.
O exterior da casa consta de uma combinação de revestimento de aço escuro e tijolo prensado a seco. Este faz uma referência às cabanas locais das décadas de 60 e 70, e estabelece a casa na paisagem urbana. Os caixilhos com finos detalhes proporcionam sombra e definem aberturas visíveis.
Os vidros orientados ao norte permitem altos níveis de luz sol solar sobre a laje de concreto para esquentar passivamente a casa no inverno. A massa térmica interna ajuda a regular as temperaturas no verão. Ao poder abrir os painéis de vidro, é possível estender o espaço e estar em contato direto com a natureza.